Oi gente!

Hoje venho falar de assunto que para muitos não é mais novidade: o Wattpad! Mesmo o aplicativo tendo ganhado muitos seguidores aqui no Brasil, ainda há muitos que não conhecem, ou até mesmo tem um preconceito por livros que saíram de lá (é, infelizmente tem!). Mas vamos ao que interessa, a plataforma e suas vantagens.


O que é WATTPAD?

O Wattpad foi criado em 2006, e é uma comunidade on-line para leitores e escritores, onde encontramos livros de vários gêneros literários. A plataforma permite a leitura gratuita de várias obras, onde adicionamos a nossas estantes, podendo acompanhar mais de uma história por vez. Também permite que você possa postar suas histórias sem custo algum. Você só precisa criar uma conta, que é muito fácil, podendo até logar com sua conta do facebook. Feito isso, é só configurar o seu perfil e começar a leitura.






O Wattpad ganhou espaço entre os brasileiros, chegou de mancinho e conquistou milhares de seguidores. O aplicativo reuniu leitores e autores de todo o Brasil, e de fora também, onde o mesmo foi criado. Muitos autores iniciaram sua carreira através da plataforma, e, diga-se de passagem, o Wattpad revelou grandes talentos Brasileiros.

Além de introduzir muitos leitores no mundo dos livros, o Wattpad despertou o interesse de muitas pessoas a se arriscarem no mundo literário, algumas que infelizmente precisam de um pouquinho mais de persistência e atenção, pois há muitos erros de ortografia e falta de coerência nas histórias.

A plataforma possibilita ao leitor uma forma gratuita de leitura, e ainda permite ter o contato autor/leitor, onde conseguimos deixar nossas opiniões, fazendo-nos sentir parte da história. Porém existem pessoas que não conhecem limites, e fazem do aplicativo um campo de guerra, onde leitores desrespeitam Autores e vice e versa.

Infelizmente a pirataria e o plágio também são vistos na plataforma, o que gera muito desconforto, não só para o autor lesado, mas como para o leitor também. Como funciona como rede social, o Wattpad nos possibilita expandir nosso círculo de amizade, que muitas vezes, vai além da plataforma. Eu sou prova viva disso! Conheci muitas pessoas e histórias incríveis, incluindo minhas companheiras do blog.

O Wattpad é muito fácil de ser manuseado, além da opção de usá-lo no computador de casa, ainda podemos baixá-los gratuitamente e executá-lo em smartfones e tablets com tecnologia Android, IOS e Blackberry.

Outra coisa que não posso deixar de comentar: o Wattpad é viciante! Hoje sou uma leitora em reabilitação (kkkk), mas já acompanhei “trocentas” histórias ao mesmo tempo. Meu coração é fraco, e não aguento esperar capítulo por capítulo. Mas tento me manter sempre “ligada” nas novidades.

Como disse acima, o Wattpad abriu as portas para muitos talentos nacionais, que a partir daí, tiveram suas obras conhecidas em todo o país. Muitos conseguiram lançar de forma independente seus livros, tanto em formato físico, quanto em e-book. Alguns conseguiram contratos com editoras e viram seus “bebês” estampando as livrarias Brasil a fora. 

Perguntamos aos autores Cláudio Quirino, Bya Campista, Mila Wander, Vanessa Lopes, Sue Hecker e Kacau Tiamo, quais foram suas experiências aos postar suas obras no Wattpad.

Confira as respostas...  

Cláudio Quirino, autor de Um Novo Amor à Vista e Como Amar em uma Semana
"O meu primeiro contato com a ferramenta de autopublicação Wattpad aconteceu no momento em que resolvi investir na divulgação do meu primeiro erótico – COMO SEDUZIR UM CAPACHO. Na verdade, como autor policial, eu queria muito saber como seria a receptividade do livro, como ele estimularia um contato mais interativo com o público-leitor. Eu não poderia ter me apaixonado mais! E recebido os melhores resultados. Há, com a publicação no Wattpad, pouco investimento, maior retorno, maior alcance, pois inúmeros são os espaços aonde os livros do autor chegarão. Para mim, especialmente um super interessado em estar sempre junto do meu leitor e discutir ideias, a ferramenta acabou sendo fundamental para estabelecer esse contato mais aproximado. Enfim, é um bom começo para alcançar a visibilidade, através de feedbacks de leitura, acessibilidade e facilidade de publicação."



Bya Campista, autora de Pele, Alma, Uma noite apenas e Armadilhas do amor
"Como muitas Autoras, também comecei no Wattpad, que me foi indicado por uma querida Leitora e hoje, amiga. A plataforma é uma grande vitrine para quem deseja expor seus trabalhos e, de certa forma, ser um pouco reconhecido por isso. Para mim foi uma experiência maravilhosa, pois foi através dela que muitas pessoas conheceram o meu primeiro livro, Pele
O Wattpad é muito importante, tanto para o Escritor quanto para o Leitor. O primeiro por que tem a grande oportunidade de mostrar o seu talento, e o segundo por que ganha a oportunidade de conhecer histórias e autores bacanas. Na minha opinião, a plataforma, embora seja canadense, possui grande importância na Literatura Brasileira, uma vez que lançou grandes nomes da Literatura Nacional (alguns ainda não tão conhecidos...), além de, provavelmente, ter aumentado a estatística da "Literatura Nacional". Será que após o Wattpad o brasileiro ainda lê cerca de quatro livros por ano? Essa é uma boa pergunta e eu realmente gostaria de saber a resposta."




Mila Wander, autora da trilogia Despedida de solteira, Dominados, O safado do 105 entre outros
"Minha experiência com o Wattpad começou no início de 2013. A plataforma não era muito conhecida nem por autores e nem por leitores. Duas escritoras amigas, a Vanessa Bosso e a Josy Stoque, me apresentaram ao Watt e acabamos nos apaixonando. Fizemos uma verdadeira mobilização nas redes sociais. A princípio, usei o Watt apenas para ler a história da Vanessa, chamada A Aposta. Amava acompanhar capítulo por capítulo. Foi então que tive a coragem de postar o meu primeiro livro erótico. Ainda me lembro da Vanessa me falando que eu não tinha nada a perder, que seria ótimo, para mim, sentir a comoção dos leitores. Enfim, acabei publicando Despedida de Solteira - Amande. Fiquei completamente apaixonada por essa coisa de postar um capítulo e receber comentários. É viciante. Ser lido é mesmo uma sensação única para qualquer escritor. Na época, os números eram bem menores. Conquistar 10 mil leituras era um sacrifício imenso. Quando consegui 100 mil leituras, nossa, quase enlouqueci de tanta alegria. Foi graças ao Wattpad que consegui conquistar um bom público. Foi graças a ele que consegui uma boa editora, hoje. Depois de publicar a trilogia Despedida de Solteira, publiquei também Dominados, que teve cerca de 500 mil leituras, Diário de uma Cúmplice e, por fim, O Safado do 105, que conquistou, em dois meses, a marca de quase 5 milhões de leituras. Com certeza a minha carreira não seria o que é se não fosse o Watt. A gratidão que tenho pela plataforma é tanta que me sinto responsável por ela. 
Claro que nem tudo foram flores, só Deus sabe o trabalho que tive para divulgar, publicar, dar conta do público, da pressão, dos medos... Porém, sem dúvida, a experiência mais emocionante que tive como autora, até então, foi vivenciada no Wattpad. 
Infelizmente (ou felizmente?), tenho alguns contratos e não posso postar a maioria das histórias que ando escrevendo, mas a saudade permanece. Espero poder voltar em breve!"



Vanessa Lopes, autora de Minha Estrela e Meu Lugar no Paraíso
"Eu já escrevia ha um bom tempo, mas só depois que comecei a ler através do Wattpad que tive coragem de começar a dividir minhas histórias. Li Pele, da Bya Campista e vendo que ela era iniciante na plataforma, e já tinha tantas leituras e uma ótima aceitação dos leitores, me deu uma coragem grandiosa rs. Me surpreendi com a aceitação do livro Minha Estrela, que foi o primeiro que postei (morrendo de medo rs). Os votos e comentários me incentivaram a continuar. As criticas, elogios e dicas, me ajudaram muito a aperfeiçoar a escrita e até a história em si.
Eu posto minhas histórias e leio milhares de outras também.
É um aplicativo fácil de usar e que nos da uma grande oportunidade de mostrar nosso trabalho a tantas pessoas que amam a leitura.
Existem algumas pessoas que não conseguem entender algumas situações, como atraso nas postagens, quantidade de páginas do capítulo, final de histórias e outras coisas mais. Mas, esse é um detalhe que todas as autoras lidam, umas melhores que outras, mas sempre acontece. No aplicativo também vemos muitas pessoas desonestas plagiando histórias. Isso é muito triste e vergonhoso, mas aos poucos vamos mudando essa situação.
Com seus prós e contras, o Wattpad entrou na minha vida para acrescentar, me ajudou, ajuda e gosto muito."



Sue Hecker, autora de O lado bom de ser traída e Sr. G
"O wattpad é uma plataforma onde abre muitas portas, ajuda as pessoas a realizarem o sonho de dividirem com leitoras que se tornam amigas suas histórias. Costumo dizer que todos nós somos autores, a unica coisa que nos diferem são que algumas pessoas colocam no papel suas histórias, enquanto as outras guardam em suas memórias.Você vive um mundo de magia ao dividir suas histórias. Porém é claro que neste mundo de magia você tem que ter a sabedoria e crescer com todos os elogios e críticas. Acredito que este aplicativo é um grande aprendizado."





Kacau Tiamo, autora da série Calor Latente, Destinos e Caminhos do Coração
"O wattpad é uma ótima ferramenta de divulgação, para um escritor iniciante. Através dele, conquistei muitas leitoras fiéis e muitas amigas. O que não gostei foi da ultima atualização do filtro deles, onde eles colocam qualquer livro que tenha um mínimo de conteúdo adulto, restrito sem que o autor possa opinar. Acho que eles deveriam fazer como nos blogs, um aviso de conteúdo adulto. Se o leitor quiser prosseguir, fica a critério dele. O que estão fazendo, retirando os livros com conteúdo adulto do ranking não é certo. Cadê o livre arbítrio? Isso é censura!"

---------------------------------------------------------------------------

Gostaria muito de agradecer aos autores que participaram desta matéria e desejar a vocês muito sucesso.

A partir da semana que vem estaremos postando uma vez por semana, sugestões de histórias do Wattpad. Se você é escritor ou leitor e quer indicar uma história, nos envie o nome, a sinopse e o link.

E vocês, o que acham da plataforma? E como leitor, qual sua experiência? Deixe seu comentário!

Até a próxima!

Dai


6 Comentários

  1. Oi meninas,

    O Wattpad é uma ótima ferramenta para quem está começando no mercado literário, porém é como vocês disseram, é preciso atenção. Não colocar de qualquer jeito. Revisar com muito carinho, pois livros bem construídos chamam a atenção dos leitores.
    Eu coloquei um livro lá, e foi muito legal. A experiência foi ótima.

    bjs

    ResponderExcluir
  2. Amei o post, meninas!
    Eu não conheço muito bem o aplicativo, tenho algumas histórias adicionadas na estante, mas são poucas. Vou aproveitar e acompanhar as indicações para poder expandir minha biblioteca. heheheheh
    Concordo com o que foi dito em relação a campo de guerra. Vejo alguns comentários bem feios da parte dos leitores e alguns de autores também. Respeito é bom e todo mundo gosta.

    Bjks

    ResponderExcluir
  3. Hey!

    Eu AMO o wattpad! Minha estante é abarrotada de livros! kkkkkk
    Vou acompanhar as indicações de vcs e indicar algumas tbm. Vou selecionar e volto...
    Beijinhos <3

    ResponderExcluir
  4. Olá meninas, que interessante encontrar esse site falando sobre o wtpd, bom, eu estou com a minha primeira ficção por lá, seria uma honra para mim obter a leitura e opinião de vocês, é uma saga sobre vampiros, uma narrativa bem diferente, gostaria muito da opinião de vc. Aqui ta o link
    https://www.wattpad.com/179116688-vampions-o-%C3%BAltimo-vampiro-da-transilv%C3%A2niavol-i/page/2

    ResponderExcluir
  5. Adoro o wattpad e também me considero uma viciada, aproveitando que estou aqui vou indicar um livro de ficção Adolescente, se chama: Docemente. É da @ElohCobain, e eu adoraria que considerasse o meu convite e desse uma passadinha descompromissada lá, se curtir ela terá um enorme prazer em te receber como leitora. Grata pela atenção, abraços e tudo de bom! \o/

    https://www.wattpad.com/story/62911494-docemente

    ResponderExcluir
  6. Ola, se alguém puder me ajudar dando uma olhada no inicio do meu trabalho no wattpad ficarei grato... https://www.wattpad.com/story/99415290-em-busca-de-respostas

    ResponderExcluir