"Escritor: não somente uma certa maneira especial de ver as coisas, senão também uma impossibilidade de as ver de qualquer outra maneira." - Carlos Drummond de Andrade

25 de Julho; para alguns é uma data qualquer, mas para muitos, é um dia pra lá de especial. É um dia todo dedicado á grandes mestres, feras, divas, monstros da nossa literatura. Então hoje o dia está lindo, cheio de história, drama, comédia, suspense, romance... Um dia em que comemoramos a grande honra e felicidade de termos em nossa história, em nosso país, tantos talentos extraordinários, magníficos, sem igual em todo mundo.
Hoje é dia do Escritor Nacional. O dia daquele que, com seus livros, nos educaram, ensinaram. O dia daquele que enche nossos dias de alegria, amor, felicidade, conforto. O dia daquele que você sente vontade de levar pra casa, de abraçar, agradecer, colocar em um pedestal e também, às vezes, quer mata-lo, estrangula-lo, dizer poucas e boas, xingar. O dia daquele que nos faz sorrir em momentos tristes, que acalma nossos corações em momentos de pura adrenalina. Aquele que nos ensina, que nos mostra coisas, sentimentos, lugares que jamais pensávamos que pudesse existir. O dia daquele que nos faz viajar sem sair do lugar. Daquele que nos mostra que o amor, respeito, adoração pode estar em poucas linhas, em muitas páginas e também em algo tão “pequeno”, que cabe em nossas mãos, em nossos bolsos e bolsas, e hoje em dia até em nosso celular.
O dia daquele que dedica muito tempo de sua vida, que abre mão de muitas coisas, e às vezes até de “viver”, para nos dar um pedaço de si, porque sim, é exatamente isso que os escritores nos dão quando escrevem um livro, eles nos dão uma parte de si próprio, talvez a mais bela de si, a parte que vem de um lugar desconhecido, da mente, do coração, da alma... Uma parte que é dedicada aos leitores com todo amor possível. Pois quem escreve, não usa apenas as mãos, o computador, uma caneta, usa principalmente o amor.
O Brasil tem um tesouro gigantesco. Mais parece um céu de noite de verão, de tantas estrelas que temos. Uma terra abençoada, felizarda, que gerou tantas preciosidades. Um país de Machado de Assis, Carlos Drummond de Andrade, José de Alencar, Jorge Amado, Mário de Andrade, Guimarães Rosa, Paulo Coelho, Érico Veríssimo, Monteiro Lobato, Mário Quintana, Ariano Suassuna, e muitos outros magníficos, que se tornaram imortais e que nos presenteou com sua existência e de suas obras espetaculares.
Escritores esses que fizeram escola, que passaram o amor de escrever para seus leitores, que hoje, muitos seguem seus passos na escrita.
Séculos e séculos se passaram e ainda irão passar, e nosso Brasil sempre terá escritores esplendidos. 

"A leitura é uma fonte inesgotável de prazer, mas por incrível que pareça, a quase totalidade, não sente esta sede." - Carlos Drummond de Andrade


Hoje, em pleno século XXI nos deparamos à atualidade, a tecnologia que dominou o mundo. Com isso vieram muitas novidades, muita coisa nova que facilita e coloca novos talentos da nossa literatura em evidência. Hoje contamos com computador, internet, softwares, com diversos aplicativos que fazem da vida do escritor um tanto “mais fácil”.
Wattpad, Widbook, Amazon... Vieram para facilitar e com certeza pra ficar.
Dessas plataformas surgiram grandes talentos. Lá podemos sim reconhecer o potencial de um escritor nascendo. Histórias muito boas, escritores com muita capacidade. E não é a toa que várias editoras muito bem conceituadas já pegaram para si alguns talentos que foram descobertos por essas plataformas.
Agora imaginem: Monteiro Lobado postando os capítulos de Sítio do Pica Pau Amarelo diariamente na plataforma (rs)... Não dá para imaginar né kkk. Por isso, acredito, que cada coisa acontece em seu devido tempo.
E hoje em 2015 “o novo milênio”, somos presenteados com uma nova geração de escritores, tão boa quanto. Alguns ainda estão engatinhando, aprendendo, se desenvolvendo. Outros já conquistaram seu espaço, atingiram seus objetivos, seus sonhos. Mas todos, e cada um deles, são dignos de respeito, de atenção, de serem notados e de que acreditem em seu trabalho, em sua dedicação em seus sonhos.
A cada livro que se lê, a cada história que te toca, te encanta, te deixa triste, brava, te faz se apaixonar ainda mais pela literatura nacional, é dia de agradecer e comemorar por termos tantos talentos em nossas vidas.
Não só hoje, mas a cada nova postagem, cada novo descobrimento, cada novo lançamento, todos os dias, devemos nosso respeito, amor e gratidão a todos esses escritores, que com muito amor, entram em nosso dia a dia e nos ajuda a nos transformar em pessoas melhores.
Á todos os escritores Nacionais, desejamos um dia cheio de comemorações, felicidades, alegria, realizações, e muita, muita criatividade, saúde e disposição para que possam continuar nos presenteando com suas belas e brilhantes histórias.
E como já dizia o velho ditado popular; “uma andorinha só não faz verão”. E é com essas sábias palavras que queremos parabenizar e agradecer em especial, todo o empenho, dedicação, colaboração e carinho de todos os nossos escritores parceiros, que desde o início, mesmo quando o Blog ainda era um projeto, nos apoiaram e acreditaram que éramos capazes. O Blog surgiu pelo simples fato de amarmos a literatura, inclusive e principalmente a literatura nacional. Vocês nos incentivam, nos motivam, nos fazem amar e amar cada vez mais suas obras e a literatura. E o que fazemos se torna cada dia que passa mais prazeroso, e percebemos que tudo que sonhamos e pretendemos, com certeza, com o apoio e carinho de vocês, será tudo realizado.

Nosso carinho, respeito e gratidão á todos vocês, escritores nacionais brilhantes, que além de transmitir seus conhecimentos, talentos, dons, experiências e amor, faz dos nossos dias muito melhores.

FELIZ DIA DO ESCRITOR NACIONAL!




11 Comentários

  1. Arrasou amiga, seu texto está lindo!

    ResponderExcluir
  2. Oi meninas, tudo bem? Sempre visito o blogue de vocês, acho ele demais! Essa nova cara está PERFEITA! Amei, amei <3
    Esse texto fícou incrível, muito lindo. Parabéns a Vanessa pelas palavras. Parabéns a vocês pelo cantinho.
    Muitos beijos!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muito obrigada Alice.
      A Dai fez tudo com muito amor e arrasou.
      Fico feliz que tenha gostado do texto. Escrevi com todo o amor que tenho pelos autores nacionais e mais ainda pelo amor que tenho por escrever.
      Beijos

      Excluir
  3. Olá! Parabéns pela palavras, lindas e verdadeiras!
    O blog ficou lindo, viu?!
    Um beijo!

    ResponderExcluir
  4. Olaa
    Lindas palavras, adorei o texto, bem inspirador, gostei.

    Beijos
    Reality of Books

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muito obrigada Catharina.
      Fico mto feliz que tenha gostado.
      Bjos

      Excluir
  5. Ai que texto maravilhoso! <3
    www.belapsicose.com

    ResponderExcluir
  6. Ai que texto maravilhoso! <3
    www.belapsicose.com

    ResponderExcluir