Título: Diário de dois viajantes
Autor: Flávio Henrique P. da Costa
Editora: Editora Nelpa
Ano: 2011




Diário de dois viajantes - O Diário de dois viajantes é, primeiramente, um guia para os viajantes, com dicas interessantes para um melhor planejamento de sua viagem, tais como elaboração do roteiro, sites úteis para a compra de passagens aéreas e reserva de hotéis, procedimentos nos aeroportos e muito mais.
A segunda parte do livro relata, de maneira divertida e com os devidos incrementos culturais, a passagem do autor e sua esposa pela Europa, em viagem realizada em 16 de dezembro de 2006 e 03 de janeiro de 2007.
Roma, Vaticano, Londres, Berlim, Praga, República Checa, Paris... O dia a dia dessa viagem à Europa é contado de maneira muito leve, interessante e divertida, com direito a mala perdida, voo cancelado, confusão no avião, nesse e diversos outros fatos engraçados.



Oi gente! Hoje eu venho apresentar para vocês o livro "Diário de dois viajantes", do autor Flávio Henrique P. da Costa. Mas, primeiramente, gostaria de comentar como eu conheci a obra deste autor nacional desconhecido. As responsáveis por me apresentar esta obra, foram as lindas Mary e Daya, do Blog Conchego das Letras. A primeira coisa que elas me falaram, foi que, por trás dessa história bacana, tinha um projeto social mais bacana ainda. E claro, eu topei na hora o convite para ler, resenhar e apresentar para os leitores do Cheiro, a obra e o projeto.


Como o próprio título já diz, o livro é um "diário de bordo", onde o autor relatou a primeira viajem que fez a Europa com sua esposa Anna Karina, no final de 2006 e início de 2007. E de uma maneira bem dinâmica, o Flávio narra alegrias, descobertas, erros e muitos micos. 

Narrado em primeira pessoa, o autor nos mostra todo o desenrolar dessa aventura, desde a elaboração da viagem, até o retorno para a terra natal. E para os "marinheiros de primeira viajem", o livro conta com dicas muito legais, além de muitas descobertas adquiridas através dos erros. E convenhamos, na hora não é nada engraçado, mas as histórias que contamos depois é a melhor lembrança que fica.

De uma forma bem leve e despretensiosa, o autor nos conta diversos micos, dos quais me renderam boas gargalhadas. E de uma maneira clara, nos transposta para os belos cenários Europeus, onde diga-se de passagem, eu tenho uma louca vontade de conhecer. O livro é curtinho, tem apenas 162 páginas. A narrativa é super agradável e divertida, além de ser muito informativa. 

"Diários de dois viajantes", é uma obra muito cativante, e ainda por cima, ajuda a fazer o bem.  A venda do livro ajuda financeiramente o Projeto Ensinando a Pescar. Então, vamos conhecer o projeto?!


Projeto Ensinando a Pescar:


Nos anos de 2011 e 2012 Flávio foi, à trabalho, para o Congo. Lá conheceu muito dos habitantes e culturas locais da cidade onde ficou, Kinshasa (capital e maior cidade da República Democrática do Congo). No subúrbio de Kinshasa, encontraram uma escola que lutava, com imensa dificuldade, alfabetizar as crianças locais. Ele e seus companheiros de trabalho passaram então a fazer doações para a escola, ajudando-os nessa árdua tarefa.

O projeto Ensinando a Pescar, originalmente, consistia na construção da escola propriamente dita, criando salas de aula, instalando painéis solares para geração de energia elétrica, etc. Durante sua permanência em Kinshasa, conseguiram realmente finalizar a parte física da instituição de ensino, e as crianças puderam iniciar os estudos em uma instalação ao menos minimamente aceitável.

O desafio agora tem sido conseguir manter a escola em funcionamento, já que as despesas cotidianas nunca cessam. E é por isso que toda a verba da venda do livro é revertida para o Projeto Ensinando a Pescar, além deles continuarem fazendo doações e aceitarem doações de terceiros também. Todos os valores são depositados na conta de um brasileiro que trabalha na embaixada de lá e repassados ao diretor da escolar para a manutenção da mesma.

Atualmente, a escola atende aproximadamente 100 crianças, na idade entre 5 e 12 anos, formando-os no nosso equivalente Ensino Fundamental.


Custo do livro e envio:

Para quem quiser comprar o livro, se divertir com essa história e ainda ajudar uma bela causa social, basta enviar um e-mail para fhc0890@gmail.com. O pagamento pode ser feito através de PagSeguro ou Paypal e o livro físico irá para a sua casa assim que a confirmação for recebida. Conforto total!

O Livro custa R$30,00, com frete incluso para todo o território nacional. Para os moradores da cidade do Rio de Janeiro, há a possibilidade de retirar o livro em mãos, dependendo da localidade. Nesse caso, o valor do livro será de R$25,00. Para quem quiser fazer uma doação ao projeto, pode entrar em contato com o mesmo e-mail, colocando no título QUERO FAZER UMA DOAÇÃO PARA O ENSINANDO A PESCAR.









Até a próxima!








2 Comentários

  1. Amei a resenha! Também ri bastante com o livro... É impressionante, para mim, como um livro tão curto é capaz de me fazer rir tantas vezes sem ser um livro de comédia. A escrita é fluida e os capítulos são bem organizados.
    Uma leitura que vale a pena!

    ResponderExcluir