´

Este livro de crônicas traz à tona exatamente as características deste tipo textual, que são - breve narrativa a respeito de temas cotidianos e atuais, com linguagem simples e coloquial, exposição dos sentimentos e reflexão a respeito do tema. Em 'Beijo na testa é pior do que separação - Crônicas do fim de tudo' estão reunidas crônicas que tratam da ruptura de relacionamentos e que versam sobre os mais variados assuntos, dentre os quais estão a separação entre os casais, a política, o jornalismo e a literatura. A conexão entre as crônicas está no tema - a separação.


Onde Comprar:




Beijo na testa é pior do que separação – crônicas do fim de tudo, foi lançado no ano de 2013 pela Primavera Editorial, e reúne 40 crônicas do autor nacional Felipe Pena. O autor é jornalista, psicólogo e professor na UFF (Universidade Federal Fluminense), é Doutor em Literatura, e trabalha como roteirista e diretor na TV Globo. Felipe tem diversas obras lançadas, entre romances, biografias, ensaios e crônicas. Um dos pontos fortes deste livro, além da escrita espetacular, é a parte física. Ele conta com uma capa sutil, mas perfeita, a diagramação está simplesmente linda, o que deixou o livro mais atrativo e convidativo. A editora fez um trabalho incrível!

“Minha querida, perdoe a despedida sem glamour, o texto insosso, a criatividade zerada. O amor acabou, a amizade ruiu e o papel de jornal agora é outro. Deixo apenas aquele beijo na testa que é pior que separação.”

A obra conta com diversas crônicas, algumas delas já haviam sido lançadas em jornais e revistas, outras são inéditas. Apesar de o livro abordar o fim de tudo, principalmente o fim de uma relação amorosa, também encontramos diversos temas nos textos, como política, música, filosofia, moda, literatura e jornalismo. De uma forma concisa e com uma linguagem despretensiosa, o autor nos leva a refletir sobre diversos assuntos, e de uma maneira muito inteligente, fala sobre separação, dor, medo, saudade, remorso, melancolia, decisões impensadas e palavras não ditas. A leitura é muito instigante, e indiretamente, nos faz considerar sobre vários momentos de nossa vida. Dosando de uma escrita poética, com passagens do dia-a-dia, gírias, frases simples, metáforas e eufemismos, o Felipe nos apresenta textos ricos e cheios de significados.

“Desejar é um verbo intransitivo. O desejo investe no vazio, naquilo que não temos. O marido rico, bonito e fiel só pode ter uma unha encravada. A mulher boa é a da rua, já que não está em casa, claro. Só valorizamos o que está ausente, ou seja, aquilo que só percebo quando perco, porque, depois de perdido, ele se torna perfeito.”

As crônicas são independestes, contudo, em dados momentos, notamos que algumas se relacionam com outras. O livro não segue um padrão de leitura, não é necessário que se leia tudo de uma vez, ou em seqüência. Todavia, garanto que quando você começar a lê-lo, vai ser quase impossível abandoná-lo (experiência própria rs). Eu me rendi totalmente aos textos, me identifiquei com algumas situações e fiquei totalmente extasiada com a escrita e a sagacidade de autor. Essa é uma obra que todo mundo deveria ler e ter em sua estante. O livro conta com 177 páginas de uma leitura instigante, e que dá um show com uma escrita perfeita e totalmente envolvente. Confira o primeiro capítulo do livro AQUI.


“- Que porra é essa de amor? De novela, de música, de literatura? Não estamos numa letra de Chico Buarque. Falar de amor com poesia, escolhendo as palavras, usando metáforas, é mole. Mas, na vida real, o amor é feito de clichês mesmo. Mais companheirismo e menos lirismo. São repetições no cotidiano. Demonstrações claras. (...)”

“(...) O amor, Berenice, somos nós, na batida, no embalo da rede. Matando a sede na saliva. E tudo mais que houver nessa vida.”



O AUTOR

Felipe Pena é jornalista, psicólogo e professor da Universidade Federal Fluminense. Doutor em Literatura pela PUC, com pós-doutorado em Semiologia da Imagem pela Universidade de Paris/Sorbonne III, trabalha como roteirista e diretor na TV Globo. Também foi repórter de rede na TV Manchete, comentarista político na TVE-Brasil, apresentador na UTV e sub-reitor na Universidade Estácio de Sá. Autor de 14 livros, entre eles os romances Fábrica de diplomas, O marido perfeito mora ao lado e O verso do cartão de embarque, que compõem a Trilogia do Campus. O autor é na lista do prêmio Jabuti pela segunda vez em 2013. Sua obra mais recente, O verso do cartão de embarque, está sendo adaptada para o cinema. Entre seus livros acadêmicos, destacam-se Teoria da biografia sem fim, Jornalismo literário, Televisão e sociedade e Teoria do jornalismo, que já foi traduzido para o espanhol e publicado em 14 países.




Até a próxima!







24 Comentários

  1. Olha sinceramente até então não li muitos livros de crônicas, mas gostei bastante do seu ponto de vista sobre esse livro. Gostaria de conhecer algumas obras nacionais que tenha sabe? Até porque abordam assuntos muito bacanas. E pela maneira que você disse deve ser muito envolvente para não conseguir deixar de lado. Adoro livros assim, porque assim eu devoro rs

    http://lovereadmybooks.blogspot.com.br/2015/10/outubro-rosa-editora-petit.html

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Silvana, também quase não leio crônicas, mas realmente esse livro me cativou. A leitura é espetacular, além de tirarmos muito aprendizado dele. Espero que possa comprovar a leitura. Bjs

      Excluir
  2. Sou apaixonada por contos/crônicas, alguns livros são bem pessoais em seus textos.
    Tô pensando aqui, eu ia me identificar MUITO com esse livro, tenho quase certeza, só com o título dele já me vi HASUHASUHAUSAS

    Beijinhos, Helana ♥
    In The Sky, Blog / Facebook In The Sky

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Helana, realmente esse livro é fantástico, e não tem como não se identificar com ao menos uma crônica. Você com certeza tirará um aprendizado dele. Bjs

      Excluir
  3. Oi Dai, eu não conhecia o livro ainda e confesso que fiquei super curiosa com ele, eu sou apaixonada por crônicas e esse estilo chamou muito minha atenção, tenho a impressão que se eu pegar para ler não vou me arrepender!

    Beijos

    http://www.oteoremadaleitura.com/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tenho que certeza que não, Kétrin. Leia se tiver a oportunidade, você vai adorar! Bjs

      Excluir
  4. Dai, nunca tinha ouvido falar desse livro e pra ser sincera não sou muito adepta de crônicas, mas esse livro me chamou atenção já pelo seu título.
    Quero muito lê-lo.

    Lisossomos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Déborah, a primeira coisa que me chamou a tenção na obra, foi o título, que é muito instigante por sinal. E me rendi completamente lendo-o. Espero que você tenha a oportunidade de lê-lo em breve. Bjs

      Excluir
  5. Eu costumava dizer que não gostava de Crônicas, até agora ❤
    Já amei e já quero ler...
    Já até roubei um quote, porque esse tipo de ensinamento é pra vida...
    E pra que servem os livros senão para ensinar não é mesmo...
    O autor tem uma bagagem academia e profissional para ninguém botar defeito, só mostra a qualidade da obra.
    Obrigada por essa dica incrível :D

    Abraço e Bons Livros,
    Biblioteca do Coração❤

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Natasmi, tudo bem? O livro é realmente incrível, e a cada crônica, uma reflexão diferente. Sim, realmente, o autor tem uma bagagem espetacular para ninguém colocar defeito. Espero que você possa conferir a leitura o mais rápido possível. E se você gosta de quote, o seu livro vai ficar igual ao meu, cheio de marcadores.

      Muito obrigado pelo comentário, e pela visita! Volte sempre! Beijos <3

      Excluir
  6. Olá!

    Não o conhecia, mas gostei da premissa. Gosto muito de livros de crônicas, mas faz tempo que não leio um. Vou anotar na minha lista, esse livro tem tudo pra eu me render!

    resenhaeoutrascoisas.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Kamila, tenho certeza que ficará rendida à leitura, assim como eu fiquei.

      Muito obrigado pelo comentário, e pela visita! Volte sempre! Beijos <3

      Excluir
  7. Oii!! Eu gosto bastante de crônicas e contos
    Aprendi a gostar por causa do blog. Sempre acho que são leituras ótimas ee rápidas. Acabam nos fazendo refletir e são gostosas de ler. Não conhcia o livro nem o autor, mas gostei!

    Beijinhos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ana Paula, eu também não era muito de ler crônicas, mas recentemente comecei a me render a elas, e esse livro em especial, me cativou imensamente. Ele é cheio de reflexões e rico em palavras.

      Muito obrigado pelo comentário, e pela visita! Volte sempre! Beijos <3

      Excluir
  8. Olá!
    Esse título já chama a atenção por si só e dá curiosidade sobre a obra, aí você ainda me diz que são crônicas no sentido mais literal possível e foram escritas por um psicologo() Preciso desse livro para já! haha
    Beijos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Kah, realmente o título já chama a tenção, e foi isso que me deixou intrigada inicialmente. As crônicas são ótimas, cheias de significados e muito bem escritas. O autor tem uma bagagem acadêmica incrível. Espero que possa lê-la em breve.

      Muito obrigado pelo comentário e pela visita! Volte sempre! Beijos <3

      Excluir
  9. Olá

    Eu gostei da premissa do livro,adoro crônicas,principalmente por causa do que você citou que elas fazem a gente refletir sobre várias coisas,não conhecia o autor,mas o trabalho dele parece ser bem interessante.

    Bjss

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olívia, tenho certeza que irá amar o livro, e refletir bastante, assim como eu.
      Muito obrigado pelo comentário e pela visita! Volte sempre! Beijos <3

      Excluir
  10. Oi Dai!
    Cronicas não são meu forte, mas adorei o nome do livro e meio que me identifiquei com o que você diz na sua resenha, acho que leria sim, gostaria muito de conhecer a escrita do autor e suas crônicas.
    Beijos

    LuMartinho | Face

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Lu, tudo bem? A escrita do autor, a sua sagacidade e a forma em que aborda os temas nos levando a refletir, já é um ótimo atrativo para se iniciar a leitura. Fora que essa título é bastante curioso. Mesmo que não curta muito crônicas, eu tenho certeza que irá adorar o livro.
      Muito obrigado pelo comentário e pela visita! Volte sempre! Beijos <3

      Excluir
  11. Olá
    O título é bem interessante e chama a atenção. Não sou muito de ler crônicas, mas fiquei interessada.
    Espero ler em breve.

    Beijos
    Lovesbooksandcupcakes.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tahis, espero que possa lê-lo em breve. Tenho certeza que ficará encantada, assim como eu fiquei.
      Muito obrigado pelo comentário e pela visita! Volte sempre! Beijos <3

      Excluir
  12. Oi, tudo bem?
    Apesar da sua resenha positiva acerca do livro, não me senti atraída para ler o mesmo, então vou deixar a dica passar. Mas tenho certeza de quem curte esse tipo de livro vai adorar a recomendação.

    Beijos, Gabi
    Reino da Loucura

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que pena Gabriela! O livro é realmente incrível!
      Muito obrigado pelo comentário e pela visita! Volte sempre! Beijos <3

      Excluir