Atualmente o fenômeno bullying/violência escolar tem sido assunto de constante preocupação e discussão entre professores, pedagogos, psicólogos, pais e estudantes em todo o mundo. Isso acontece devido ao crescimento desse fenômeno, que tem feito com que muitas crianças sofram violência física, psíquica e verbal no ambiente que deveria lhes transmitir segurança e socialização: a escola. Com isso, o bullying passou a ser considerado um problema de saúde pública internacional.
O livro “Memórias do bullying” aborda o assunto a partir de duas perspectivas: a experiência profissional da autora do livro como estudiosa dos fenômenos psicológicos relacionados ao bullying e; as experiências de ter sido vítima de bullying na infância, corroborando as pesquisas citadas no livro. Dessa forma, os profundos sentimentos e emoções vividos durante os 4 anos em que a autora sofreu com o bullying são narrados em paralelo a estudos inovadores sobre as causas, as consequências e os aspectos psicológicos que envolvem o problema. Em “Memórias do bullying” é possível compreender a definição, as formas e a origem da violência escolar entre alunos, além da percepção sobre o perfil das crianças envolvidas, as consequências na vida infantil e adulta e estratégias de intervenção e prevenção acompanhados de uma história de sofrimento que foi transformada em superação narrada com sensibilidade em trechos autobiográficos.



Onde comprar:




“Ao mesclar a minha vida pessoal com o meu conhecimento de psicóloga sobre o bullying, quero que, se alguma vítima carregar esse livro nas mãos tenha a oportunidade de compreender que ela não é a única em seu sofrimento.”


Estreando no mercado editorial, a psicóloga Tahiana Andrade S. Borges lança seu primeiro livro "Memórias do bullying" pela Editora Novo Século, no selo "Talentos da literatura brasileira". A autora é formada em psicologia, é especialista em Gestão de Pessoas, escreve artigos para diversos sites, revistas eletrônicas e já realizou palestra sobre bullying para alunos, professores e pedagogos. Em seu livro de estreia, Tahiana mostra a sua perspectiva como psicóloga e também como uma vítima de violência escolar.

Abordando um assunto de extrema importância, a autora mescla passagens de sua infância e adolescência, e também esclarece o assunto com o ponto de vista profissional. Na obra, encontraremos os tipos de bullying (verbal, psicológico, físico e virtual), como identificá-los, o contexto histórico, as consequências na vida da criança e/ou adolescente, as estatísticas e como intervir e prevenir tais práticas. De uma forma muito objetiva, a autora nos mostra o perfil de quem é vítima de violência escolar e de quem a pratica.

“Por ter sido vítima de bullying e ter vivido a experiência desse fenômeno, posso garantir com certeza que há diversos motivos pelos quais devemos nos preocupar com ele. Dentre essas preocupações costumo ressaltar uma informação sobre o bullying que poucos reconhecem: há consequências desse fenômeno que podem repercutir até na vida adulta.”

Dosando da teoria e da prática do ato, somos apresentados a casos famosos na mídia, e também ao relato da própria autora contando como foi a sua experiência. Notamos que a Tahiana não tenta fazer um apelo emocional expondo seus medos e emoções para atingir seu objetivo, mas sim, nos mostra que o bullying se tornou um problema de saúde pública, não se restringindo apenas aos profissionais da educação.

O livro conta com um aprofundamento científico, que nos mostra a riqueza das pesquisas e estudos que a autora fez para abordar o assunto, além de mostrar toda a  sensibilidade ao expor sua história de sofrimento e superação com passagens pessoais. A obra é narrada de uma forma leve e clara, que deixa a leitura muito prazerosa, ela também toca o nosso coração, além de nos prover conhecimento sobre esse comportamento que se torna cada vez mais presente em nossa sociedade. Um livro que serve de apoio aos educadores, psicólogos e psicopedagogos, como também aos pais e responsáveis e qualquer pessoa que queira conhecer mais sobre o bullying. A parte física do livro está muito bonita, a capa condiz perfeitamente com o tema, a diagramação está simples e atrativa e a revisão está impecável.


Parabéns a autora pela belíssima obra, pelo trabalho bem feito, dedicação e pesquisa, pela sensibilidade em narrar sua história e coragem de expor seus medos e emoções em defesa de um bem maior. Tenho certeza que este livro será esclarecedor para muitos e também, base de muito aprendizado e estudo.

“Por vezes, as dores vão parecer insuportáveis, e o medo, a angústia e a insegurança tenderão a te puxar pra baixo. Mas, não importa o que te digam ou o que te façam, você é o construtor da sua própria jornada, o principal responsável pela sua história. (...) Porque você é o único capaz de acessar suas próprias memórias e reconstruí-las, resgatá-las e revivê-las, transformando as suas dores em memórias positivas através das quais é possível extrair força para prosseguir.”



 A AUTORA


Tahiana Andrade S. Borges é Psicóloga, especialista em Gestão de Pessoas. Atua na área clínica e organizacional. Escreve artigos para diversos blogs e revistas eletrônicas e ministra palestras em empresas, escolas, equipes de saúde e comunidades,sempre com temas relacionados à Psicologia, Comportamento Humano e Bullying. Sofreu bullying na infância, por 4 anos consecutivos, e por isso desenvolveu um interesse especial pelo assunto, dedicando-se a estuda-lo profundamente nos últimos anos.
Tem 28 anos, é casada, bahiana de Salvador, apaixonada por livros, música e Psicologia.








 SORTEIO

E para finalizar essa resenha, vamos fazer um sorteio em parceria com a autora. Concorra a um exemplar físico autografado, mais marcadores do livro e do blog. Para participar, basta seguir as regras na descrição da foto oficial do sorteio no Instagram do blog (@cheirodelivronacional). Participe!



Clique AQUI para participar.





Até a próxima!








28 Comentários

  1. Olá!
    Ainda não conhecia esse livro, mas achei bastante interessante.
    É legal saber que ele não procurou abordar o Bullying como um apelo emocional, mas, sim, como um problema de saúde pública, acho que esse é o nosso problema: Ver isso como um apelo emocional, que determinada pessoa está se sujeitando a essa situação quando, na verdade, não é nada disso.
    Gostei muito da sua resenha e fiquei muito curiosa para ler o livro e emitir uma opinião sobre o tema.
    Beijos,
    Um Oceano de Histórias

    ResponderExcluir
  2. Dai, que tema importantíssimo a Tahyana aborda em seu livro. Já passei por isso na escola quando era criança, não uma ou duaz vezes, mas váriasss e falo com propriedade, que é muito difícil para quem passa por isso. Infelizmente, vemos muitas situações por aí onde até mesmo os adultos acham graça de certos comportamentos e isso me dá uma revolta! Tenho 3 filhos pequenos e fico com olhos bem abertos sobre isso. Não quero que eles sofram e nem façam com que outros passem pelo o que passei. Parabéns para autora!

    Beijinhos!
    www.citacaonumclick.com.br

    ResponderExcluir
  3. Olá, Dai.
    Adorei a clareza na sua resenha e principalmente o tema abordado na obra, sei atualmente o mercado literário há muitos títulos sobre o assunto, mas acredito eu, não com a mesma mesclagem que a Tahiana utilizou. Visto que, a autora foi vítima, apresentou casos e base cientifica por ser uma profissional.
    Desejo sucesso ao blog e a autora.
    bjs Ju.
    Visite: Nossa Estante Nacional

    ResponderExcluir
  4. Que livro fantástico.
    Acho muito bom quando um autor explora fatos reais em seus livros.
    Quando era adolescente sofri muito bullying, quando mudei de cidade cidade e estado piorou ainda mais, quase reprovei no meu primeiro ano do ensino médio porque ficava escondida no banheiro na maior parte das aulas.
    Acho válido profissões, pais, escola começarem a dar atenção a isso. Bullying existe desde sempre e precisa ser banido. Isso pode acabar com a vida de alguém.

    Beijinhos, Helana ♥
    In The Sky, Blog / Facebook In The Sky

    ResponderExcluir
  5. Olá, tudo bem??

    Achei a história muito bem abordada... Me interessei principalmente pelo aprofundamento científico da obra e a experiência que a autora demonstrou -infelizmente- ter com o assunto. Parabéns pela resenha, muito bem esclarecida e composta!

    XOXO
    Umnovo-roteiro.blogspot.com

    ResponderExcluir
  6. Oi Dai!
    Realmente, parabéns para a autora Tahiana! Eu simplesmente admiro pro resto da vida pessoas que superam o bullying sofrido e ainda passam por cima ensinando, pesquisando, procurando outros que também sofreram e ajudando essas vítimas (como eu) a voltar pro eixo, levantar a cabeça, ver que é muito mais do que eles falam, é sua personalidade, seu jeito de ser de pensar de agir e dane-se. É VOCÊ!
    Esse livro deve ser o máximo, sério mesmo, to curiosa demais! Espero ganhaarrrrr hahaha
    Bjss florzinha! Sucesso com o blog
    http://umavidaliteraria1.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  7. Eu acho que preciso ler esse livro com urgência para entender um pouco mais sobre o bullyng até. Onde acaba o ponto normal de uma brincadeira e ela SS transforma em bulling?!
    Adorei mesmo sua dica e pode ter certeza que é um livro que vou ler!
    Um grande abraço.
    Camila Bernardini Coelho

    ResponderExcluir
  8. Finalmente um livro que contém uma perspectiva diferente. Geralmente, os livros que leio sobre o tema tem duas abordagens: de quem sofreu e o outro de psicólogos analisando. Quando você pega alguém que estudou o comportamento do homem e já passou por situações que é possível se aprofundar, acho que não é tão superficial quanto os demais. Só quem já sofreu sabe como é.
    Vou participar do sorteio!

    Beijo,
    paraisodemenina.blogspot.com

    ResponderExcluir
  9. Todos adolescentes deveriam ler livros desse tipo e passarem a se conscientizar do mal que fazem ao praticarem bullying. Parabéns pela resenha o livro parece ser excelente. bjs

    ResponderExcluir
  10. Olá,

    O Bullying é uma ameaça diária nas escolas e a falta de políticas e cuidados especiais em casos de coação, seja de forma for, deixam marcas profundas nas pessoas que são vítimas desse tipo de violência. Sofri com esse problema durante 8 anos da minha vida escolar e somente com ajuda psicológica e familiar pude superar os traumas decorridos de agressões diárias no âmbito escolar.
    Eu tive sorte de ter ajuda...agora imagina quem sofre calado ou não tem condições para ter ajuda profissional? São tomados por seus sofrimentos e seu crescimento será comprometido para sempre.

    Beijos!
    poesiaqueencantavida.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  11. Oiee ^^
    Ainda não conhecia esse livro, mas fiquei curiosa para ler. Não é o meu tipo favorito de livro, por mais que eu goste de livros que tratam de assuntos reais e pesados, mas estou curiosa. Infelizmente o bullying é um tipo de violência que parece nunca ter fim, né?
    MilkMilks
    http://shakedepalavras.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  12. Olá!
    Confesso que me interessei bastante pela história. Bullying é um tema delicado, o que despertou minha curiosidade para ver como autora desenvolveu o tema. E pelo fato de ter mesclado seu conhecimento profissional com suas próprias experiências, deve ter deixado a narrativa ainda mais interessante.
    Com certeza irei ler se tiver oportunidade.
    Beijos.

    Li
    Literalizando Sonhos

    ResponderExcluir
  13. Olá, Dai.
    Eu já tinha visto esse livro antes e me interessado muito. O tema abordado é de muita importância. Todos os pais e alunos deveriam ler livros com esse tema. Pode estar acontecendo a nossa volta e as vezes nem percebemos. E as consequências podem ser terríveis. É um livro que está na minha lista e se der eu vou ler.

    Blog Prefácio

    ResponderExcluir
  14. Oieee

    tudo bom??

    Vou ser sinceira, e dizer que a capa não me chamou a atenção. Mas após ler sua resenha, eu me interessei muito pelo livro.
    Ultimamente, está saindo vários livros sobre o assunto, mas não com todo esse embasamento cientifico, e explicações. Eu gostei muito, e acho que todo mundo deveria ler um livro sobre bullying na vida!

    =)

    BJoks

    ResponderExcluir
  15. Olá!!

    Muito legal esse livro!
    Melhor que um profissional que estudou é aquele que vivenciou, que sentiu aquilo que ele quer trabalhar.
    O livro parece uma ótima ferramenta para ser usada por professores e pais.
    Na minha época, o bullying já existia, acho que sem pre existiu, apenas não tinha nome e ninguem sabia como lidar com ele, sofri um bocado tb.

    Espero que a autora consiga disseminar seu livro.

    Bjus
    Blog Fundo Falso

    ResponderExcluir
  16. Olá,

    Já tinha ouvido falar do livro, mas nada muito aprofudando. Achei interessante a premissa do livro, sai faz pouco tempo da escola, e o que mais presenciei foi bullying disfarçado de brincadeiras. Era péssimo presenciar, imagine vivenciar aquilo. Na maioria das vezes não sabemos lidar com vitímas de bullying e acredito que esse livro possa nos trazer conhecimento sobre o assunto. Parabéns a autora pela proposta.

    Beijos,
    entreoculoselivros.blogspot.com

    ResponderExcluir
  17. Eu já tinha visto alguma coisa sobre esse livro, mas gostei de ler sua resenha e saber mais sobre o livro.
    O Bullying é um assunto muito importante de se conversar e ter livros que fazem isso é super importante. E pelos seus comentários parece ser o caso de um livro a ser lido por todos, então, mesmo não sendo exatamente meu tipo de leitura, acho que seria bem interessante ler :)

    Beijinhos,
    Lica
    Amores e Livros

    ResponderExcluir
  18. Eu ainda não conhecia esse livro da autora, mas gostei bastante da maneira como você desenvolveu a sua resenha e comentou sobre o livro. Eu não sei se pegaria para ler o livro por agora, mas eu acho que leria sim, porque ele aborda um assunto muito importante e que acho que a sociedade ainda não tem muita consciência da magnitude do que é o bullying realmente. Olha você está de parabéns. Espero poder ler mesmo, porque eu já passei por isso e sério, isso mexe muito com a gente =/

    http://lovereadmybooks.blogspot.com.br/2015/11/dia-de-quote-14.html

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Você esta em um mesmo grupo que eu, por isso vou deixar o outro link aqui pra vc ok?
      http://lovereadmybooks.blogspot.com.br/2015/11/resenha-enfeiticadas.html

      Excluir
  19. Oi, Dai
    Eu ainda não conhecia o livro, mas gosto de leituras que abordam esse assunto. Talvez, pela autora ser profissional na área o livro pode ser mais cientifico como você citou, mesmo assim acho que daria uma chance ao livro. Pelo que você falou a autora soube ser sensível também na narração, e acho que neste assunto é essencial isso mesmo. Gostei da dica. Quem sabe eu leia! Bela resenha!

    livrosvamosdevoralos.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  20. Não conhecia nem a autora nem a obra. Mas adorei o conteúdo da história. Sou professora, e lido com crianças de 10/11 anos. O bullying é algo corriqueiro, nesse meio, e muitas vezes é difícil lidar com essas situações. Eu nunca sofri bullyng, então nem imagino o que é isso, e ter nesse livro a visão de quem sofre e a da psicóloga/autora, eu achei muito bom, bem interessante. Esse eu quero ler e muito.

    ;D
    Profissão: Leitora

    ResponderExcluir
  21. Olá.
    Tudo bom?
    Sinceramente mesmo tendo um gema bem atual e que o povo não da a devida importância, mas infelizmente não sei se leria a obra no momento, mas quem sabe futuramente.
    Gostei muito da sua resenha.
    Beijos

    ResponderExcluir
  22. Olá!
    Acho muito legal o mercado esta lançando livros com o problemas do cotidiano, ainda mais de um assunto que sempre esteve presente na vida de todos, independente da idade. Achei bem interessante os trechos que você escolheu do livro, fazendo com que você fique tentada a quer ler o livro. Já estou participando do sorteio e esperando quem sabe ganhar para resenhar no meu blog!!! *_*

    bjus

    ResponderExcluir
  23. Confesso que adoro ler livros escritos por profissionais, pois temos uma visão diferente da história. E saber que é uma experiência própria deixou a obra ainda mais interessante.
    Não conhecia esse livro, mas acho a temática do Bullying muito interessante e acredito que precisa ser mais conhecida.
    Gostei de saber que apesar de possuir um caráter científico, é um obra leve e fácil de ler, pois torna-se acessível para todos.
    Gostei das suas impressões e vou add na listinha.
    Beijinhos
    Rizia - Livroterapias

    ResponderExcluir
  24. Olá
    Eu vi esse livro na pagina da editora, e muito antes dele ser lançado, no comentário da pagina feito pela propiá autora. Achei bem bacana ela abordar esse tipo de coisa no seu livro. Sem falar que a capa ficou bem legal!
    Abçs

    ResponderExcluir
  25. Oie, Dai.
    Muito bacana a autora fazer essa mescla de teoria e prática.
    Fiquei muito curiosa para saber mais do livro.

    Lisossomos

    ResponderExcluir
  26. Olá... tudo bem??
    Muito legal a sua resenha viu... eu sinceramente não consigo fazer esse tipo de leitura, porque pra mim é muito cansativo e para meu entendimento também... por isso sempre admiro a pessoa que está por trás das resenhas, porque acredito na revelação que deve ser a história para o leitor e o quanto pode ser esclarecedor... prefiro ler as resenhas, pra mim sai de forma mais rápida... e mexe mais comigo desta forma.... sua resenha ficou excelente, parabéns... Xero!!!

    http://minhasescriturasdih.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  27. Adorei esse livro. Já tinha ouvido falar dele, mas agora que pude conhecer um pouco melhor dele e da autora fiquei interessada, acho muito interessante livros que possuem essa temática.

    ResponderExcluir