Bom, vamos discutir um assunto que eu amo, mas muita gente tem pavor! “Plataforma para disponibilizar de graça aquela história que eu levei meses para escrever? Não mesmo!” É assim que começa o erro de quem não vê no Wattpad uma ferramenta forte para se lançar no mundo literário! Não acredita? Aposto que você já ouviu nomes como Camila Moreira e Juliana Parrini. Então! Já estiveram no Wattpad. Essas autoras todas que me dão a honra de falar sempre um pouquinho sobre os assuntos dos meus posts por aqui? Wattpad! Eu? Um milhão e seiscentas mil visualizações numa única história, sem nunca ter lançado um livro antes. “Nossa! Isso é muito, Mi!” Mero engano seu. Existem histórias na plataforma com 6 milhões, 10 milhões de visualizações e isso é só o começo.

Claro que nem tudo são flores. Sua história não vai se fazer sozinha, portanto vou deixar algumas dicas básicas de como se assegurar, coisas que me ajudaram muito a tornar minha história conhecida e ganhar o carinho do público leitor e quais as ferramentas que a plataforma disponibiliza para você.


1 - Registre a sua obra

“Ah, Mi. Preciso me preocupar com isso?” Bom, já ouviu falar que internet é terra de ninguém? Pois é. E o seguro morreu de velho, portanto, pra não ter dor de cabeça depois, melhor se prevenir. Num próximo post farei um passo-a-passo de como registrar sua obra na Biblioteca Nacional.


2- Invista em uma capa legal!

Claro, não é a capa que faz um livro e isso todos nós sabemos! Mas que ela é uma grande porta de entrada, ahhh... Isso é! Então por mais que você não disponibilize de um serviço profissional, tente conseguir uma capa que chame atenção das pessoas e desperte nelas a vontade de ler a sua história. E muito cuidado! Não dá pra sair pela net a fora pegando qualquer fotografia e usando como capa! Fotografias, assim como o seu livro, também têm direitos autorais e isso pode te prejudicar mais pra frente caso te acusem de uso indevido de imagem. Existem sites com imagens incríveis para se comprar e com preços bem acessíveis! Vale a pena o investimento.


3- Postou um capítulo? Divulgue!

O que mais existe no facebook hoje em dia são grupos e páginas sobre leitura. Existem diversos e com os tipos mais variados de leitores! O Wattpad ganhou uma infinidade de fãs que resolveram abrir grupos para divulgar e incentivar os escritores. USE-OS! Use-os MUITO! Liberou um capítulo novo? Vá aos grupos e divulgue! Faça banners se possível com trechos daquele capítulo e poste em todos os grupos que puder. Isso chama público!


4- Mantenha uma rotina de postagens

O ideal para que você não fique perdida sem material para postar é que você já tenha uma quantidade boa de capítulos prontos ou, se puder, o livro já completo. Se você estabelecer que postará duas vezes na semana, escolha dois dias certos para que os seus leitores saibam quando esperar um novo capítulo. Se não puder postar naquele determinado dia, deixe um recado e explique seus motivos. Seu público merece ser informado sobre isso!


5- Utilize dos recursos de imagens e vídeos

No começo de cara capítulo ou até mesmo dentro dele, o Wattpad te permite inserir vídeos do youtube e imagens. Se você tem atores que são avatares para os seus personagens e se alguma música em específico foi usada naquele capítulo ou você gostaria que os leitores ouvissem algum som enquanto leem, essa ferramenta te ajuda e muito. Sem contar queisso faz o público se sentir muito mais próximo da história e eles adoram!


6- Crie um grupo para os seus livros no Facebook

Isso ajuda os leitores que estão acompanhando sua obra a saberem mais sobre o seu trabalho. Lá você pode interagir com eles e vice-versa. Essa troca com o público leitor é muito importante!


7- Interaja com seus leitores através dos comentários do Wattpad

Muitos deles deixam recadinhos super fofos sobre os capítulos e sobre a história. Não tem nada melhor do que ser respondido por um autor que você goste muito, então tire um tempinho para responder seus recados!


8- Utilize das etiquetas (tags) para que sua história alcance um público maior

Quanto mais palavras-chaves relacionadas com a sua história você colocar, maior é a chance das pessoas que andam pelo Wattpad encontrarem sua história mesmo sem ter sido indicada por alguém.


9- Utilize o botton “estatísticas” para acompanhar seu público

Nesse botton é possível você saber qual é o gênero que mais lê a sua história, qual a faixa etária você tem atingido mais com seu enredo e também quais os países e porcentagem que eles representam na contagem final de leituras do seu livro. Por lá você também pode ver o ritmo de leituras por dia, quais os capítulos que receberam mais votos e também o volume de comentários.


No restante não tem mistério! É acreditar no sonho e investir em uma ferramenta gratuita que tem aberto espaço para muita gente boa. Se você estava perdido e não sabia por onde começar, esse é meu melhor conselho para você: Poste seu livro no Wattpad!

No próximo post vou montar um passo-a-passo básico de como registrar sua obra e ficar tranquilo sobre o seu texto!



Beijos,



3 Comentários

  1. Não sou escritora...mas achei a matéria muito interessante. Wattpad usado corretamente é um excelente abre alas. Parabéns pela postagem.

    ResponderExcluir
  2. very scary start writing! there are personal stories that I would like someone to retell, but scared to cross the brink

    ResponderExcluir