Oi, gente! E aí, como está sendo o sábado de vocês, estão aproveitando para colocar a leitura em dia? Bem, esse sábado aqui no blog vai ser muito especial, pois teremos uma super entrevista com as autoras Alc Alves e Ali Graciotte. Desde que li Em Guerra com o Amor, fiquei louca de vontade saber mais sobre como foi o processo de criação desse livro divertidíssimo. Eu deixei bem claro o quanto AMEI esse romance na resenha que fiz aqui para o blog, e você pode conferir a minha opinião completa aqui.

Mas, deixando a conversa de lado, vamos ao que interessa: a entrevista. Se você já é fã do trabalho dessas duas autoras talentosíssimas, tenho certeza de que irá adorar conhecê-las um pouco mais; mas se não conhece, essa é a oportunidade perfeita. Vamos lá?!



1) Como vocês se conheceram? E como surgiu a ideia de escrever um livro juntas?

Alc: Nos conhecemos em um grupo de autoras maravilhosas e éramos apaixonadas pelos seus personagens (um em especial, que é meu por sinal), e a Ali queria roubá-lo de mim! Então, basicamente, nos conhecemos “brigando” por esse personagem! (Risos). Depois de várias conversas a nossa amizade foi crescendo e começamos a compartilhar os mesmo sonhos, até que um dia, em uma conversa (muito louca) decidimos escrever juntas.

Ali: Com Certeza a Alc vai dizer que foi eu tentando roubar um personagem dela, mas não foi... foi ela tentando roubar meu personagem! Rsrsrsrsrsr. A ideia de escrever um livro é de muito tempo, a vontade era muita, mas o tempo era corrido e quando Maria e Nana começaram a gritar com a gente, não teve jeito... obedecemos. Rsrsrs.


2) Como foi essa experiência de escrever uma história a “quatro mãos”? Qual foi a maior dificuldade que vocês encontraram?

Alc: Foi muito divertida! Creio que o fato de sermos amigas antes de parceiras de escrita, contribuiu muito para que o livro saísse de forma descontraída e leve. Não ouve dificuldade, o livro foi escrito em meio a risadas e muita empolgação e quando escrevemos com amor tudo flui. 

Ali: A experiência foi muito gratificante, foi única e muito legal, fluiu super bem e a nossa sintonia fez o processo ser muito divertido. Pra mim, não houve dificuldades. 


3) De onde nasceu a ideia para o enredo de “Em Guerra com o Amor”? Como foi o processo de criação deste livro tão divertido?

Alc: Quando pensamos no Em Guerra queríamos algo divertido com uma leitura prazerosa. As personagens por si só já são doidas rsrsrs, aí ficou fácil escrever, o processo foi tranquilo e conseguimos passar tudo queríamos.

Ali: A ideia era mostrar as pessoas o valor da amizade, e Maria e Nana traduz muito bem a nossa relação de amigas. O processo foi muito simples, a Alc escrevia a Nana, e eu a Maria, mas todo o livro foi pensado em conjunto.


4) “Em Guerra com o Amor” é um livro único, mas existe alguma possibilidade de uma futura sequência deste romance?

Alc: Claro que sim! Tem um bonitão que em breve chega para nos contar a sua história, aguardem! 

Ali: Sim! Existe um spin off do livro onde com certeza as meninas devem aparecer pra dar pitacos na vida amorosa do amigo(olha o spoiler) rsrsrsr.


5) A trama de “Em Guerra com o Amor” conta a história de duas amigas, Maria e Giovana, e de seus respectivos pares, Benício e Luciano, e cada personagem possui personalidades bem distintas. Como vocês se dividiram entre eles? Cada uma ficou responsável pela narrativa de um personagem, ou não houve separação? 

Alc: Sim, a Ali escreveu a Maria e Ben e eu a Nana e o Luciano. (Qualquer semelhança das meninas com as autoras, não são meras coincidências!) rsrsrsrsrs.

Ali: Sim, como falei anteriormente, as personagens foram escritas por cada autora, porém o enredo pensado pelas duas. 


6) Ainda falando sobre os personagens, eles possuem alguma característica (personalidade, manias, defeitos, trejeitos, gostos...) de vocês e/ou de alguém próximo, ou são completamente fictícios?

Alc: Impossível escrever personagens tão doidas sem roubar um pouco de nós. Pegamos o nosso lado maluquinho e passamos para as meninas! Afinal toda Nana tem sua Maria né gente? E eu não vivo sem a minha! <3 

Ali: Muito a gente!!! Maria e Nana são basicamente Ali e Alc! Kkkkkkkkk


7) Quando descobriram que desejavam ser escritoras? Em que momento da vida de vocês surgiu a vontade de dividir com o mundo suas histórias?

Alc: Eu descobri em 2014 e desde então venho me apaixonando ainda mais, não me vejo fazendo outra coisa, a escrita já faz parte de mim é a minha paixão! 

Ali: Eu descobri a pouco tempo, e estou completamente envolvida nesse mundo magico e emocionante, e muito, muito realizada!


8) O que a escrita mudou na vida de vocês? 

Alc: Me fez ser uma pessoa menos solitária, conquistei amigos que levo no coração e não troco por nada rsrsrs. Sai de uma depressão porque descobri que as palavras também me faziam voar, estou vivenciando o momento em que os meus sonhos estão indo muito além do que imaginei e isso... nossa! Seria impossível por em palavras, só posso dizer que a escrita me faz muito feliz! 

Ali: Estou aprendendo a nomear e descrever sentimentos, a escrita mostrou como eu era fechada, hoje consigo descrever melhor o que sinto e o que o personagem sente também, descobri que, se sinto o coração desmanchar por um deles, minhas leitoras também vão sentir, e isso emociona.


9) Como autoras, que gênero literário vocês escrevem? E como leitoras, o que gostam de ler?

Alc: Sou uma eterna apaixonada então todos os meus livros são romances, mas topo a qualquer momento tentar algo novo, estou aberta a desafios sempre! Rsrsrs. Gosto de ler Romances com uma pitada de drama, mas desde o Em Guerra as comédias românticas também ganharam um espaço enorme no meu coração. O meu gênero literário favorito da vida, sãos os romances históricos! Gente eu amo a sensação de estar em outro século, saber dos costumes e aqueles condes... (suspiros), já sacaram que eu amo né? Rsrsrsrsrs. 

Ali: Eu amo Hot, fantasia e historias de suspense, leio todos os gêneros desde que me prenda, escrever, eu acredito que apenas terror não escreveria.


10) Alc, Ali, se vocês tivessem a oportunidade de escrever uma história ao lado de algum autor que admirem muito, que sejam realmente fãs, quem seria?

Alc: Com a minha Best/Miga/Mãe/Maria Ali Graciotte! <3 Esse sonho eu já realizei, massss escrever com ela nunca é demais! Rsrsrsrsrs. 

Ali: Alc Alves. Ohhhh já escrevi! Mas escreveria mil vezes! rsrsrsrs


11) Quem acompanha vocês nas redes sociais, pode perceber que há uma grande amizade entre as duas, e que uma, sempre divulga e apoia o trabalho da outra. Alc, o que você mais admira nas histórias criadas pela Ali. E você Ali, o que mais admira nas histórias criadas pela Alc?

Alc: Eu admiro antes de tudo a minha amiga! A rotina da Ali é muito corrida, mas ela não deixa a peteca cair sabe? A Ali consegue passar essa garra para os seus personagens, nunca desistir por mais que a vida tente te derrubar, que as decepções cheguem, que tudo ao seu redor vá ruindo aos poucos, você deve se levantar e correr atrás dos seus sonhos acreditar porque sempre valerá a pena! 

Ali: As mensagens que ela passa em cada livro, o amor acima de qualquer circunstancia, mesmo com as Incertezas do coração, ela mostra que as superações e principalmente as reconciliações com a vida existem, são de verdade, eu sinto em cada cena escrita por ela, a arte imitando a vida e enchendo meu coração de esperança. Ai sou muito fã dessa menina! <3

Alc: Aliiiiiiiiii sua vaca! Me fazendo chorar desse jeito! Te amoooo <3 


12) Meninas, vocês vem trabalhando em algum projeto novo, tanto em dupla quanto individualmente? O que os leitores podem esperar dele(s)?

Alc: Não podemos parar! Rsrsrsrs. Em dupla temos o Spin Off do Em Guerra com o Amor e individual tenho o Reconciliações do Amor e o Spin Off do meu livro Laços Inquebráveis que se chama Reaprendendo a Viver, ambos sairão em breve, essas maluquinhas não param, preparem-se! Rsrsrsrsrs.

Ali: Sim, nós estamos voltando com o projeto do O Amor veio pra ficar, a história do Carlos e Clara, spin off do Em Guerra com o amor. E individualmente estou escrevendo Regras do Desejo, a história do Cris e Ale, um casal marrento e apaixonante que deriva do livro Jogada do Amor, em breve estaremos de volta com tudo, aguardem! rsrsrsr


13) E para encerrar, conte-nos um pouquinho sobre vocês. Quem é Alc Alves? Quem é Ali Graciotte?

Alc: Pernambucana, casada e maluca hahahaha. Brincadeira... ou não! Descobri na leitura uma forma de viajar sem sair do lugar, a paixão foi tanta que decidi escrever porque sentia a necessidade de por em palavras as idéias que borbulhavam no meu coração e não me arrependi, recebo tanto carinho, tantas palavras de incentivo que, só posso me descrever como uma pessoa feliz e realizada! Sou viciada em livros, MPB, The Vampire Diaries, amo viajar com o meu amor, adoro de paixão bater papo com os leitores e sou sortuda por ter a melhor amiga de todas! 

Ali: Ahhh pra mim é mais fácil falar da Lilica (Alc Alves), mas vamos lá... vou tentar rsrsrs, Sou capixaba, orgulhosamente mãe de dois menininhos lindos e que se descobriu escritora há pouco tempo, e feliz demais com as leitoras que venho conquistando, sou calma, porém sei defender meu espaço como ninguém, acredito que sinceridade seja uma característica minha, onde procuro ser o mais transparente possível com quem trabalho, convivo e conheço. Sou super simples e amo uma boa prosa, não gosto de injustiça e procuro dar de mim o que merecem, afinal não sou cega a certas coisas da vida, rsrsr. Enfim, mulher, escritora, mãe e buscando o meu melhor sempre.



Alc, Ali, mais uma vez, eu gostaria de agradecer a vocês por aceitarem fazer essa entrevista. Muito obrigada por disponibilizarem um tempinho (que eu sei que é corrido), para responder a essas perguntas. Desejo-lhes muito sucesso e muita inspiração, para que continuem enchendo nossas vidas de alegrias e histórias incríveis! Que essa amizade linda perdure por anos, a sintonia de vocês é admirável!







 


3 Comentários

  1. Eu li as autoras individualmente, e já tinha amado. Até que li Em Guerra com Amor e pode imaginar que me acabei. né? Eu adorei demais. E, sinceramente, pelo pouco contato com as duas foi impossível ler a Nana e a Maria e não identificar essas duas maluquinhas kkk Parabéns, meninas! Muito sucesso. Beijos

    ResponderExcluir
  2. Ahhhh sua linda! Eu que agradeço a oportunidade e carinho! 😍😍♥♥

    ResponderExcluir
  3. Simplesmente ameiiii responder essas perguntas!!!
    Eu que agradeço pelo convite, Dai ♥♥♥♥

    ResponderExcluir