Sinopse: Um acidente aéreo no Rio de Janeiro desencadeia uma série de acontecimentos no Brasil, fazendo Bernardo, um agente secreto, e sua equipe, descobrir um rastro terrorista na América do Sul. Em meio a lembranças traumáticas do passado – desde a morte dos pais no 11 de setembro, passando pela guerra ao terror, tanto no Afeganistão quanto no Iraque, até culminar na morte de Osama Bin Laden no Paquistão -, Bernardo tenta evitar que o pior venha a acontecer.
Ele segue a trilha de duas facções terroristas, a Máfia Russa e uma célula ligada a Al-Qaeda, que uniram-se para encontrar tesouros nazistas escondidos e trazidos para a América do Sul com o fim da segunda Guerra Mundial.
A trilha, porém, revela muito mais do que um simples tesouro nazista: leva à linhagem de um dos homens mais perigosos da história mundial. Um intrincado labirinto de pistas distintas conduz Bernardo a enfrentar seus piores inimigos, na tentativa desesperada de salvar uma família de um destino cruel.


Onde comprar:  Amazon    Saraiva    Cia dos Livros    Submarino    Americanas   

Ficha técnica do livro:
Páginas: 376 | Gênero:  Ficção Científica; Ficção Policial; Literatura Brasileira | Formato: Físico | Editora: Novo Século | Edição: 1ª |  ISBN: 9788542808568 | Idioma: Português | Ano: 2016

Leia o primeiro capítulo AQUI.




“O tempo passou e ele estava começando a ficar louco. Vendeu a casa dos pais e mudou-se para um apartamento minúsculo o mais longe possível do lugar onde ficavam as torres gêmeas. E, quase oito meses depois de ter retornado aos Estados Unidos e de ter desistido da CIA, seu celular tocou com um número restrito. Aquela ligação mudou tudo novamente.”
Que livro fodástico! Foi com esse pensamento que terminei a leitura de Missão Fênix. Uma história magnífica que nos faz viajar no tempo, além de nos fazer pensar em como seria se esses acontecimentos fossem reais. Imagina trazer terroristas e nazistas para o Brasil? Ia ser uma loucura! Essa mistura de fatos históricos, com certeza, deixou o livro muito mais envolvente.

Mas vou confessar para vocês, que fiquei com um pouco de receio de não gostar da leitura. Estou “acostumada” a ler somente romances, e quando a Dai me mostrou esse livro, a sinopse me chamou muito a atenção, mas pensei que seria um grande desafio ler esse gênero, contudo, fui completamente envolvida pela leitura. Por isso, imagina a minha surpresa ao me ver cada vez mais fascinada com o enredo; a mistura de realidade e a criatividade do autor me surpreenderam.

“Bernardo ficou um tempo tentando digerir a informação. Pesquisa sobre a Segunda Guerra e sobre o nazismo no Brasil, e então ele encontra um trecho de algum texto perdido no apartamento do professor, que coincidentemente é escrito em alemão? Havia algo muito grande por trás disso. Ele só não conseguia entender o que russos e muçulmanos faziam no país, e, pelo que ele percebia, estavam matando por isso.”

Logo no início, temos a visão de Bernardo sobre o atentado de 11 de setembro, incidente que ocasionou a morte de seus pais. Depois do choque, ele só conseguia pensar em justiça, e por isso, alistou-se no exército. No Iraque e no Afeganistão, passou por maus bocados; situações que perturbariam a sanidade de qualquer ser humano. Imagina você ver uma criança com toda a sua inocência, se aproximar de seu pelotão chorando e pedindo ajuda e quando menos se espera, tudo vai para os ares. Descobrir que um pai pode permitir isso ao próprio filho é aterrorizante. 

Após a morte de Osama Bin Laden, ele até decide se aposentar, dar um descanso de toda a maldade do ser humano. Quem sabe voltar a ter uma vida normal, tentar esquecer todo o sofrimento que viu e sentiu. Mas um dia, uma ligação mudou tudo, e Bernardo se viu vindo para o Brasil em busca de respostas. Porque a Máfia Russa e a Al-Qaeda se uniriam? Porque o Brasil? Por que a América do Sul?

“- O Brasil é feito com falhas de segurança – respondeu Rurik sorrindo. – Só precisamos tomar certas precauções. Não se preocupem – continuou ele, recostando-se no banquinho -, estamos num paraíso tropical, e no paraíso da impunidade. ” 

Esta é uma leitura maravilhosa! Roberto descreveu tão bem as cenas que parecia que eu estava assistindo a um filme de ação. Imaginei todas as explosões, tiros e correrias, e não consegui desgrudar do livro enquanto não descobri todos os porquês. Toda oportunidade que eu tinha, lia um capítulo, e a cada novo capítulo, a leitura ficava ainda mais intrigante. Pensa em uma linhagem de Adolf Hitler, em tesouros nazistas escondidos na América do Sul. As conexões que o autor faz com o passado e o período atual, são fantásticas, ele vai ligando os pontos e nos deixando cada vez mais impressionados com os acontecimentos.

Não posso deixar de falar um pouco sobre Hitler, o Führer, afinal a história gira em torno da possível linhagem dele. Hitler era um homem perverso, com todo aquele ódio pelos judeus. Ele é um exemplo do que o ser humano pode fazer quando se tem o poder nas mãos. A Solução Final (um ponto que é citado também) foi um ato horrendo e desumano. Às vezes, me recuso a acreditar que alguém foi capaz de fazer toda aquela atrocidade. Esta trama me fez lembrar de um livro de Augusto Cury, “O Colecionador de Lágrimas", uma história complexa, mas muito envolvente também, e para quem gosta de viajar no passado é um livro surpreendente. Também li muitas verdades sobre o nosso Brasil, um país onde ser corrupto é “melhor” do que ser honesto. Mas não vou entrar nessa questão rsrs.

Bom, para finalizar, quero agradecer e parabenizar o Roberto pela história incrível, que tive o grande prazer de ler e resenhar. Viajei bastante com esse enredo, me senti em uma grande aventura. Sem palavras para descrever o quanto fiquei encantada com tudo o que li. Um livro que já provoca nossa imaginação só com a capa e a sinopse, e nos leva ao ápice com um enredo bem descrito e desenvolvido com maestria. Livro recomendadíssimo!




Sobre o autor:



Roberto Cruz estudou Geografia na Universidade de Passo Fundo. Apaixonou-se por livros de fantasia no final da adolescência e desde então tornou-se um leitor quase compulsivo, ampliando seu gosto de literatura para vários gêneros. É Editor de Textos e Revisor. Atualmente escreve artigos Freelancer e trabalha em seu segundo romance.

Acompanhe o seu trabalho: Fanpage | Twitter 







2 Comentários

  1. Adoro este livro! O Roberto é sensacional!
    BjÔ meninas! ❤

    ResponderExcluir
  2. História fantástica, me fez duvidar do que eu aprendi na escola. Escrita excelente!

    ResponderExcluir